Se você torce o nariz para receitas veganas ou acha que nada pode substituir a textura do frango, prepare-se para ter suas convicções abaladas. Apresentamos a carne de jaca, a imitação de frango desfiado mais incrível, suculenta e saborosa que existe!
Usando apenas uma jaca verde e os temperos certos, você cria um prato versátil que pode rechear sanduíches, tacos, tortas, coxinhas ou ser o protagonista de uma refeição completa. É saudável, sustentável e, acredite, delicioso a ponto de enganar o paladar.
Por que Jaca? A Mágica da Fruta Verde
O grande segredo está em usar a jaca verde, antes de amadurecer e ficar doce. Nesse estágio, a fruta tem um sabor neutro e uma textura fibrosa que, depois de cozida, se desfia de maneira idêntica à de um peito de frango cozido. É a base perfeita para absorver qualquer tempero que você quiser usar!
Além da textura incrível, a jaca é rica em fibras, o que contribui para a saciedade e o bom funcionamento do intestino. É uma alternativa leve, sem colesterol e com baixo teor de gordura.
Como Preparar a Carne de Jaca Perfeita:
O processo é mais simples do que parece. O único “desafio” é lidar com o “visgo” (látex) da jaca, mas temos um truque para isso!
Ingredientes:
1 jaca verde pequena (cerca de 2kg)
Óleo ou azeite (para untar as mãos e a faca)
Temperos para o cozimento: 2 folhas de louro, 1 cebola cortada em 4, 4 dentes de alho amassados

Para o Refogado (aqui que a mágica acontece):
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de páprica defumada (essencial!)
1/2 colher de chá de cominho em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de molho de tomate ou tomate pelado
Cheiro-verde picado a gosto
Gotas de fumaça líquida (opcional, mas altamente recomendado)
Modo de Preparo Passo a Passo:
Preparando a Jaca: Unte bem as mãos, a faca e a tábua com óleo para evitar que o visgo grude. Corte a jaca em rodelas grandes, descarte o miolo central mais duro e coloque os pedaços na panela de pressão.
Cozimento: Cubra os pedaços de jaca com água. Adicione as folhas de louro, a cebola em quartos e os dentes de alho. Tampe a panela e, depois que pegar pressão, cozinhe por cerca de 25-30 minutos, ou até que a polpa esteja muito macia, soltando da casca.
Desfiando: Escorra a água e espere amornar. Com as mãos ou um garfo, retire a polpa da casca e desfie. Os caroços podem ser descartados ou cozidos à parte e consumidos como pinhão.
O Sabor do “Frango”: Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho picados até dourar. Adicione a páprica defumada e o cominho e refogue por mais 30 segundos para liberar os aromas.
Finalização: Junte a jaca desfiada ao refogado e misture bem. Adicione o molho de tomate, sal, pimenta e a fumaça líquida. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos, para o sabor apurar bem. Finalize com o cheiro-verde.
Pronto! Agora você tem um “frango” desfiado suculento e cheio de sabor para usar como sua imaginação mandar.
Desafie-se a experimentar e surpreenda a todos na sua casa. Depois nos conte o que achou dessa genialidade da natureza!