O virado à paulista é um dos pratos mais emblemáticos e tradicionais da culinária de São Paulo. Ele representa a história dos tropeiros que cortavam o estado transportando mercadorias e precisavam de uma refeição farta e nutritiva. O prato é uma verdadeira festa no prato: feijão “virado” com farinha de mandioca, couve refogada, torresmo crocante, linguiça calabresa, ovo frito e, às vezes, bisteca de porco. É o tipo de comida que pede mesa farta e boa companhia. O segredo para um virado à paulista perfeito está no feijão bem temperado, no torresmo crocante e na montagem generosa.
O primeiro segredo é fazer um feijão bem temperado e “virá-lo” com farinha de mandioca até ficar encorpado e cremoso. O segundo segredo é fazer um torresmo bem crocante, que é a alma do prato. O terceiro segredo é caprichar nos acompanhamentos: couve refogada na banha, linguiça bem dourada e ovo frito com a gema mole.
Ingredientes:
Para o Feijão Virado:
2 xícaras de feijão carioca cozido com caldo
2 colheres de sopa de banha de porco (ou óleo)
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de farinha de mandioca
Para os Acompanhamentos:
300g de torresmo (toucinho cortado em cubos)
4 linguiças calabresas
1 maço de couve cortada em tiras finas
4 ovos
Banha de porco para refogar
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Torresmo: Em uma panela, coloque os cubos de toucinho com um pouco de água. Cozinhe em fogo médio até a água evaporar completamente e o torresmo começar a fritar na própria gordura. Continue fritando até ficar dourado e crocante. Retire com uma escumadeira e reserve sobre papel toalha. Reserve a banha que sobrou.
Feijão Virado: Em uma panela, aqueça a banha (ou óleo). Refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione o feijão cozido com o caldo. Amasse alguns grãos com as costas da colher para engrossar. Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre, até o feijão ficar encorpado e cremoso (ponto de “virado”). Tempere com sal e pimenta.
Linguiça: Frite as linguiças em uma frigideira até dourarem. Reserve.
Couve: Na mesma banha do torresmo (ou em óleo), refogue a couve rapidamente em fogo alto, apenas até murchar. Tempere com sal.
Ovos: Frite os ovos com a gema mole.
Monte: Sirva o feijão virado no centro do prato, cercado pela couve, torresmo, linguiça e ovo frito por cima.
Este virado à paulista é uma explosão de sabores e tradição. É o tipo de prato que pede arroz branco e uma boa conversa.
Pronto para fazer o virado à paulista mais autêntico da sua vida? Salve esta receita para o próximo almoço de domingo e compartilhe com quem ama culinária paulista. Deixe um comentário contando como ficou o seu e siga nosso blog!