Pode parecer estranho, mas usar refrigerante de guaraná na massa da empada é um truque antigo e genial que resulta em uma das massas mais macias e que desmancham na boca que você já provou. O gás do refrigerante ajuda a aerar a massa, e o açúcar contribui para a textura e o sabor, criando uma “massa podre” perfeita, sem precisar de muitos ingredientes.
Esta receita é um clássico de cadernos de vó e o resultado é um salgado que impressiona pela delicadeza. A massa fica tão amanteigada e quebradiça que derrete na boca, combinando perfeitamente com um recheio cremoso de frango, palmito ou camarão.
Os Segredos da Massa de Guaraná
Guaraná Gelado: O refrigerante deve estar bem gelado. O choque térmico com a gordura (manteiga ou banha) ajuda a criar a textura quebradiça.
Gordura Fria: Use manteiga ou banha de porco bem fria e cortada em cubos. Assim como em massas folhadas, os pedacinhos de gordura impermeabilizam a farinha e criam as camadas delicadas.
Não Sovar: Esta é uma massa que não deve ser sovada. O segredo é misturar os ingredientes apenas até formar uma bola homogênea. O desenvolvimento do glúten deixaria a massa elástica e dura, e o que queremos é o oposto: uma massa que se quebra facilmente.
Descanso na Geladeira: Deixar a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutes antes de abrir é fundamental. Isso firma a gordura e torna a massa muito mais fácil de manusear.
Ingredientes:
500g de farinha de trigo
250g de manteiga (ou banha) bem gelada, em cubos
1/2 xícara de refrigerante de guaraná gelado (aproximadamente)
1 colher de chá de sal
1 gema para pincelar
Recheio cremoso de sua preferência (frango, palmito, etc.) já frio.
Modo de Preparo:
Prepare a Massa: Em uma tigela, coloque a farinha e o sal. Adicione a manteiga em cubos e, com a ponta dos dedos, misture até formar uma farofa grossa.
Adicione o Guaraná: Faça um buraco no centro da farofa e adicione o guaraná gelado aos poucos, misturando com um garfo e depois com as mãos, apenas até a massa se unir e formar uma bola. Não sove.
Gele a Massa: Embrulhe a massa em plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Monte as Empadas: Abra porções da massa com os dedos, forrando o fundo e as laterais de forminhas de empada. Coloque o recheio frio. Abra um pequeno disco de massa para fazer a tampa e feche bem, pressionando as bordas.
Pincele e Asse: Pincele a tampa de cada empada com a gema batida. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até que estejam bem douradinhas.
Sirva: Espere amornar um pouco antes de desenformar e servir.
O resultado é uma empada com uma massa inesquecível.
Pronto para experimentar este truque incrível? Salve esta receita e surpreenda a todos! Compartilhe com seus amigos que amam um bom salgado. Curta se você amou a dica e comente qual seu recheio de empada preferido!