A Batata Frita Não Foi Inventada na França. Conheça Sua Verdadeira Origem

Elas são, sem dúvida, um dos acompanhamentos mais amados e consumidos em todo o mundo. Crocantes por fora, macias por dentro, salpicadas com a quantidade certa de sal… as batatas fritas são uma paixão universal. E seu nome em inglês, “french fries” (fritas francesas), parece entregar sua origem de bandeja, certo? 🍟🇫🇷

Pois prepare-se para uma reviravolta histórica. Apesar do nome popular, a verdadeira certidão de nascimento das batatas fritas é motivo de uma saborosa disputa entre a França e, principalmente, a Bélgica. E as evidências mais fortes apontam que devemos agradecer aos belgas por essa iguaria.

A Lenda Belga: Fritando Peixes… ou Batatas?

A história mais aceita nos leva para a região da Valônia, no sul da Bélgica, por volta de 1680. Os moradores da cidade de Namur, às margens do rio Mosa, tinham o costume de pescar peixinhos pequenos e fritá-los inteiros para complementar suas refeições.

No entanto, durante um inverno particularmente rigoroso, o rio congelou completamente, impossibilitando a pesca. Diante da falta do seu alimento principal, os moradores tiveram uma ideia criativa e revolucionária: eles pegaram as batatas, que já eram um alimento comum na região, as cortaram em um formato que lembrava os peixinhos e as fritaram da mesma maneira. Nascia ali, por necessidade, a primeira versão do que hoje conhecemos como batata frita.

Essa tradição de fritar batatas se consolidou na Bélgica, onde as “frites” são um verdadeiro orgulho nacional, vendidas em barracas de rua (as “friteries”) e servidas em cones de papel com uma variedade de molhos.

Então, de Onde Veio o Nome “French Fries”?

Se a invenção é belga, por que o mundo as chama de “fritas francesas”? A teoria mais provável nos leva à Primeira Guerra Mundial.

Soldados americanos e britânicos que estavam lutando nas trincheiras da Bélgica foram apresentados a essa delícia local. Como o idioma oficial do exército belga na época era o francês (e a região da Valônia é francófona), os soldados simplesmente apelidaram as batatas de “french fries”, associando-as ao idioma que ouviam ao seu redor.

Ao retornarem para casa após a guerra, eles levaram consigo a saudade e o nome do petisco, que acabou se popularizando nos Estados Unidos e, consequentemente, no resto do mundo com o nome “equivocado”.

A Dupla Fritura: O Segredo da Perfeição Belga

Para os belgas, uma batata frita de verdade precisa passar por um processo de dupla fritura. Primeiro, elas são cozidas em óleo a uma temperatura mais baixa para amaciar o interior. Depois, são retiradas, descansam, e então mergulham em um óleo bem mais quente para criar a casquinha externa perfeitamente crocante e dourada.

Então, da próxima vez que você saborear uma porção de batatas fritas, lembre-se que, apesar do nome, você provavelmente está apreciando uma invenção genial nascida da criatividade belga em um inverno congelante. É uma história que torna cada mordida ainda mais interessante!

Gostou de descobrir essa curiosidade? Compartilhe com seus amigos para que eles também conheçam a verdadeira história por trás desse prato tão amado! E siga nossas redes para mais segredos e receitas do mundo da gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *